5 Tratamentos Para Queda de Cabelo
Você percebeu que seu cabelo anda caindo mais do que o normal? Está preocupada com a possibilidade de ficar careca? Fica tranquila! Neste post, vou te apresentar 5 tratamentos para queda de cabelo que são cientificamente comprovados para reduzir e até reverter a queda. Então, vem que eu tenho certeza que alguns desses medicamentos podem te ajudar. Continue lendo!
Quais são as Causas Da Queda De Cabelo?
Primeiramente, é preciso que você entenda, que a perda de cabelo pode ser causada por vários fatores. Esses fatores podem incluir:
- Genética
- Desequilíbrios hormonais
- Estresse
- Nutrição inadequada e certas condições médicas.
Frequentemente, é uma combinação destes fatores que leva à queda de cabelo.
Leia também: Os Melhores Medicamentos Para Queda de Cabelo
Tratamentos Para Queda de cabelo
Se você já chegou nessa fase de ver um monte de cabelo em todo lugar, é porque receitas caseiras já não são mais uma solução adequada. Por isso, quem deve dizer qual é o melhor tratamento é o seu médico, pois ele vai indicar a melhor solução para o seu problema específico.
O tratamento para a queda de cabelo é geralmente uma combinação de uso de remédios e shampoos. Sendo assim, dependendo do seu caso específico, um bom shampoo e o uso de vitaminas podem ajudar não somente na prevenção da queda de cabelo, mas também na hidratação dos fios.
Quais São Os Remédios Comprovados Contra a Queda de Cabelo?
1- Minoxidil Tópico 5%
O Minoxidil atua reduzindo a fase de repouso do cabelo e promovendo a fase de crescimento. O que resulta em cabelos mais cheios e fios mais grossos.
Infelizmente, o Minoxidil pode causar queda acentuada de cabelo e coceira. Além disso, o uso desse medicamente, embora amplamente eficaz para o crescimento capilar, pode, em alguns casos, levar a reações adversas como coceira no couro cabeludo.
Contudo, apesar dessa possível reação, muitas pessoas continuam optando pelo Minoxidil tópico 5%, no caso para homens principalmente, devido a sua eficácia comprovada.
Ademais, estudos indicam que a combinação de Finasterida oral com Minoxidil tópico resultam em um sucesso significativo – cerca de 60% de eficácia – na prevenção e recuperação da perda capilar ocorrida nos últimos seis meses a um ano. Sendo assim, essa abordagem de tratamento duplo oferece uma solução maravilhosa para aqueles que buscam reverter a queda de cabelo.
Três variantes disponíveis do Minoxidil tópico, cada uma com características distintas:
- Solução Alcoólica: Esta é a forma mais básica do Minoxidil, comumente preparada em farmácias de manipulação. Sendo portanto, uma opção acessível e de fácil aquisição.
- Solução em Espuma: Um estudo realizado em 2019 revelou que esta versão do Minoxidil tem uma capacidade superior de penetração em comparação com a solução hidroalcoólica tradicional. Além disso, provoca menos irritação no couro cabeludo, tornando a solução uma alternativa mais confortável para muitos usuários.
- Solução de Trichosol: Esta é uma formulação patenteada, conhecida por estimular efetivamente os folículos capilares. Inclusive, uma característica marcante desta solução é o seu aroma, que lembra menta. Muitos estudos indicam, que ela pode ser mais eficiente do que a solução alcoólica.
2- Finasterida
Esse medicamento bloqueia a enzima 5-alfa-redutase tipo 2, impedindo a conversão de testosterona em dihidrotestosterona (DHT), um hormônio ligado à queda de cabelo. Por isso, o uso desse medicamento requer prescrição médica e deve ser evitada por mulheres em idade fértil, devido a riscos de efeitos no desenvolvimento fetal.
Uso a Longo Prazo: O tratamento contínuo é recomendado, pois a interrupção pode levar ao retorno da queda de cabelo.
- Quer uma dica? O tônico Minoxi Turbo pode ser uma alternativa para substituir o Minoxidil Tópico, ele ajudar a estimular o crescimento e consequentemente combater a queda. Clique para saber mais.
3- Minoxidil Oral
O Minoxidil Oral demonstrou ser mais eficaz do que a versão tópica, promovendo no entanto, um crescimento mais rápido e mais espesso do cabelo. Seus efeitos colaterais Incluem aumento dos pelos corporais, ganho de peso devido à retenção de líquidos, inchaço nas pernas, aumento da frequência cardíaca e falta de ar. Nesse caso, uma prescrição médica é necessária para a utilização segura desse medicamento.
4- Espironolactona
Esse medicamento é particularmente útil para mulheres na pós-menopausa, por que ele bloqueia o excesso de hormônios masculinos, responsáveis por causar a queda de cabelo. No entanto, não é recomendada para homens, devido a efeitos colaterais como impotência e aumento das mamas.
5- Dutasterida
Já a Dutasterida bloqueia a enzima 5-alfa-redutase tipo 1 e tipo 2, responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas. É, no entanto, mais eficaz na prevenção e reversão da queda de cabelo. Porém, os efeitos colaterais podem causar disfunção erétil passageira em alguns casos. No caso do uso em mulheres, é bastante efetivo na pós-menopausa, mas deve-se evitar a gravidez durante o tratamento. Uma vez que a gravidez nessa fase é totalmente possível.
Meu conselho para você é: consulte um médico especializado para receber o diagnóstico e tratamento adequado, porque se o seu cabelo está caindo mais do que o normal, isso pode ser sinal de algo mais sério.
Por fim, consultando na rede sobre esse assunto, consegui reunir esses cinco tratamentos contra queda de cabelo. Eram dúvidas que eu tinha sobre medicamentos, até porque já passei por isso e consegui amenizar com boa alimentação e rotinas de cuidado capilar.
Talvez você seja muito jovem, ou esteja na sua melhor fase entre os 30 e 50 anos como eu, e tenha dúvidas sobre os melhores tratamentos para queda de cabelo. Então, encontrei o Minoxidil Tópico, Finasterida, Minoxidil Oral, Espironolactona e Dutasterida. Pelo que entendi, esses tratamentos representam avanços notáveis nessa área de tratamento e prevenção da queda capilar, e trazem esperança renovada para aqueles que enfrentam a queda de cabelo.
Gostou desse conteúdo? Não se esqueça de compartilhar e deixar seu comentário com dicas e sugestões. Vou amar saber sua opinião!