Manter o cabelo hidratado e saudável é uma tarefa que exige cuidados específicos e regulares. Por isso, a rotina correta de cuidados pode fazer toda a diferença para evitar que seu cabelo fique quebradiço, sem brilho e com frizz.
Neste post, vou compartilhar com você como cuido do meu cabelo no dia a dia e dar dicas importantes para que você também possa manter seu cabelo sempre bonito e hidratado.
Frequência de Lavagem: Liso, Cacheado ou Crespo
A primeira coisa que você precisa considerar é a frequência de lavagem do cabelo. Essa lavagem, depende da oleosidade do seu couro cabeludo, que varia de pessoa para pessoa e de acordo com a textura do cabelo.
- Cabelos Lisos: Tendem a ser mais oleosos, então precisam ser lavados diariamente para evitar o acúmulo de sebo, que pode causar dermatite, descamação e até queda de cabelo.
- Cabelos Cacheados, Ondulados e Crespos: Como produzem menos oleosidade, a necessidade de lavagem diminui. Então, Para esses tipos de cabelo, lavar duas vezes por semana geralmente é suficiente para manter a saúde dos fios.
Uso Correto do Shampoo e Condicionador
Um dos erros mais comuns é a aplicação errada de shampoo e condicionador. Aqui está o jeito certo:
- Shampoo: Deve ser aplicado apenas no couro cabeludo. Sendo assim, a espuma que escorre pelo comprimento dos fios durante o enxágue já é suficiente para limpar a sujeira acumulada. Portanto, evite esfregar o shampoo diretamente no comprimento dos fios, pois isso pode ressecar o cabelo.
- Condicionador: Diferente do shampoo, o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento e pontas dos fios, evitando a raiz. Desse modo, ele ajuda a fechar as cutículas do cabelo, dando brilho e facilitando o pentear.
Leia também: Como Engrossar o Cabelo: Dicas e Tratamentos, Hidratar cabelo em casa: Como fazer
Cuidados ao Pentear e Secar
Pentear o cabelo molhado pode ser um desafio, pois ele está mais vulnerável à quebra. Por isso, pense em escolher as ferramentas certas:
- Pentes e Escovas: Opte por pentes e escovas específicos para cabelo molhado, como os da Tangle Teezer. Eles possuem cerdas que minimizam a quebra dos fios.
- Secagem: Ao secar o cabelo, evite torcer os fios com a toalha. Em vez disso, pressione a toalha suavemente contra o cabelo para remover o excesso de água.
- Se precisar usar secador, aplique um protetor térmico antes para evitar danos causados pelo calor. Um ótimo exemplo é o protetor térmico da Kerastase, que protege os fios em temperaturas acima de 200°C.
O Poder do Protetor Térmico e do Óleo Capilar
O uso de ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss, pode danificar o cabelo se não houver proteção adequada:
- Protetor Térmico: É indispensável para proteger os fios do calor excessivo. Por isso, produtos em spray são ideais para cabelos lisos, enquanto as versões cremosas funcionam melhor para cabelos cacheados e crespos.
- Óleo Capilar: Após a secagem, aplicar um óleo nas pontas do cabelo é o segredo para dar brilho extra. Novamente, o óleo da Kerastase é uma ótima escolha, mas há muitas outras opções acessíveis que também funcionam muito bem.
Shampoo a Seco: Um Aliado na Correria Do Dia a Dia
Em dias corridos, o shampoo a seco pode ser um verdadeiro salvador. Pois, ele ajuda a reduzir a oleosidade e melhorar a aparência do cabelo, mas lembre-se: ele não substitui a lavagem regular. Por isso, use apenas como um recurso emergencial. Funciona super bem!
Finalizando o Cabelo: Babyliss e Proteção
Se você gosta de usar babyliss para dar volume e movimento ao cabelo, jamais esqueça de proteger os fios antes com um protetor térmico. Mesmo com o uso frequente dessas ferramentas, os cuidados adequados ajudam a manter o cabelo hidratado, saudável e sem frizz.
Conclusão: Cuide do Seu Cabelo com Atenção e Carinho
Manter o cabelo hidratado, não é apenas aplicar produtos. Envolve uma rotina bem estruturada que começa na lavagem e vai até a finalização e até alimentação. Porque as vezes você gasta tanto dinheiro em produtos para cabelo e não ver resultados.
Já se perguntou: – Será que estou fazendo uma boa alimentação, ou só comendo fast Food? Bem! Deixo aqui a reflexão.
Produtos Recomendados
Gostou desse conteúdo? Não se esqueça de deixar seu comentário com dicas e sugestões, ou se esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Vou amar saber sua opinião!